1º de dezembro - Dia Mundial de Luta Contra a AIDS
Conversar sobre HIV/AIDS pode ser o primeiro passo para a prevenção!
Publicação:

Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS, a Coordenação Estadual de DST/AIDS lançou hoje (1º/12) um boletim epidemiológico sobre a temática no estado.
O boletim tem o objetivo de divulgar informações sobre a vigilância epidemiológica desses agravos, a partir da consolidação dos dados disponibilizados nos sistemas nacionais de notificação. Considera-se, a partir das fontes possíveis, o recorte específico para o estado do Rio Grande do Sul em suas 30 regiões de saúde e 497 municípios. Nesta primeira edição, além do cenário da epidemia do HIV e AIDS, especial atenção é dada às informações sobre sífilis, tendo a perspectiva da atual expressividade dessa Infecção Sexualmente Transmissível (IST) no contexto estadual e regional, incluindo um levantamento das estratégias implantadas para o controle da expansão no país, cujo contorno assume um grave problema de saúde pública.
O Rio Grande do Sul reduziu em 11% a mortalidade por AIDS nos últimos cinco anos. Essa redução pode ser atribuída a melhoria na detecção dos casos, fazendo-a o mais precocemente possível e também na qualidade da assistência dispensada, bem como nas ações educativas e adoção de medidas individuais de prevenção.
Para conhecer a versão preliminar, acesse: Boletim HIV/AIDS e sífilis