Atenção Primária

do Rio Grande do Sul

Início do conteúdo

A Divisão de Políticas de Promoção da Equidade, do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, tem por objetivo promover a equidade de acesso a saúde, estimular e atuar para a promoção de serviços adequados ao atendimento de necessidades em saúde que diferem em quantidade e qualidade no contexto da realidade social. Para isso a divisão atua com base na Política Estadual de Promoção da Equidade em Saúde do Rio Grande do Sul, Portaria SES-RS Nº 512/2020, a primeira do país com esse objetivo.

Esta Divisão contempla as seguintes populações específicas: (I) Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transsexuais (LGBT); (II) povos indígenas; (III) população em situação de rua; (IV) população negra; (V) povos ciganos; (VI) população privada de liberdade e egressos do sistema prisional; (VII) população de migrantes, refugiados, apátridas e vítimas de tráfico de pessoas (MRAV); e (VIII) população do campo, da floresta e das águas.
Contato:
E-mail: equidades@saude.rs.gov.br
Telefone: (51) 3288-5894

O PIAPS consiste no repasse de recursos financeiros aos Municípios, para fins de custeio e investimento em serviços e ações de saúde, que fortaleçam e qualifiquem o processo de trabalho da APS no âmbito municipal. Os critérios de habilitação e a forma de distribuição do recurso financeiro estão dispostos nas Portarias SES Nº 188/2024 e 189/2024.

Saiba mais: https://atencaoprimaria.rs.gov.br/financiamento-estadual-da-aps

Arquivos anexos