Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Saúde
Atenção Primária

do Rio Grande do Sul

Início do conteúdo

Novo fluxo de envio de dados de unidades básicas de saúde para o Sistema de Informação Ambulatorial (SIA)

Publicação:

Departamento de Atenção Básica (DAB/SAS/MS) e o Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas (DRAC/SAS/MS) esclareceu o novo fluxo de envio de dados de Unidades Básicas de Saúde (UBS) para o Sistema de Informação Ambulatorial (SIA) quando transmitidos pelos softwares da estratégia e-SUS Atenção Básica a partir da versão 2.1.11.

A versão 0405 do SIA, publicada em 08/03/2017, altera o layout de importação do Boletim de Produção Ambulatorial (BPA) do e-SUS Atenção Básica adotado a partir de sua versão 2.1.11. O e-SUS Atenção Básica já transforma toda produção com identificação de cidadão em BPA-i e os sem identificação em BPA-c para um mesmo procedimento. Uma regra no SIA impedia este tipo de apresentação a qual foi alterada. Desta forma será possível a apresentação de procedimentos em um mesmo CNES e competência, tanto em BPA-c quanto em BPA-i. 

O novo fluxo de envio de informações do e-SUS Atenção Básica para o SIA exclui a necessidade de importação do arquivo gerado pelo e-SUS AB no BPA magnético, como ocorre em versões anteriores. Desta forma, a partir dessa versão,deve-se inserir o arquivo gerado pelo e-SUS AB diretamente no SIA.

Caso haja necessidade de re-envio de bases anteriores o município deverá atualizar o PEC para a versão 2.1.11, regerar os arquivos referentes a cada competência e enviar novamente direto no SIA. Este processo só se aplica às 4 (QUATRO) últimas competências.

O Departamento de Atenção Básica recomenda a atualização imediata das instalações em UBS e Secretarias Municipais de Saúde para a versão 2.1.11 do e-SUS AB para a garantia da qualidade dos dados enviados para o SIA.

Em caso de dúvidas, entre em contato por meio da central Disque Saúde 136 ou 0800 61 1997, opções 8 e 3, respectivamente. 

Atenção Primária do RS