Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Saúde
Atenção Primária

do Rio Grande do Sul

Início do conteúdo

Doenças de Condições Crônicas Transmissíveis

Seção de Doenças de Condições Crônicas Transmissíveis 
A Seção de Doenças de Condições Crônicas Transmissíveis é composta pelas Políticas de IST/HIV/AIDS/Hepatites Virais e Hanseníase. Essas políticas são pautadas pela diretriz da atenção integral à saúde e, portanto, trabalham na perspectiva da integralidade do cuidado em relação às IST/HIV/Aids/Hepatites Virais e Hanseníase. Neste sentido, é fundamental a articulação com as Redes de Atenção à Saúde (RAS) que prestam assistência à saúde em todos os níveis de atenção. 
Atualmente são 65 municípios no Estado, elencados conforme critérios epidemiológicos, geográficos e de desenho da rede de atenção especializada, que recebem incentivo para o desenvolvimento de ações de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, conforme previsto na Resolução CIB nº37 de 2022.  
A Seção ainda trabalha na perspectiva da eliminação do HIV/Aids, suas coinfecções e hepatites virais enquanto problema de saúde pública até 2030 (conforme Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ONU). Para isso, se busca promover a articulação das ações da política pública de saúde na APS, em articulação com a Vigilância em Saúde, a Assistência Farmacêutica e a Assistência Ambulatorial Especializada e Hospitalar. 
A área técnica estruturou o Programa PrevineRS com o objetivo de promover ações articuladas da SES para responder a situação epidemiológica de alta prevalência de sífilis e de HIV no Rio Grande do Sul. Dentre as ações, destaca-se a habilitação dos Centros Regionalizados de Atenção Integral e Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/Aids e Coinfecções (CRAIP), previstos na Portaria SES Nº 361/2024 e o processo de Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical. 
Atenção Primária do RS