Oficinas Terapêuticas
Destinadas à promoção da saúde, as Oficinas Terapêuticas têm o intuito de fortalecer os espaços comunitários de convivência, de promoção de saúde mental e de produção de redes de solidariedade, realizando encontros nas unidades de Atenção Básica ou em espaços comunitários em que se dão as atividades criativas em grupo. São espaços de práticas relacionadas, por exemplo, à música, teatro, artesanato, carpintaria, costura, cerâmica, fotografia, artes plásticas, entre outras.
Podem ser de dois tipos:
- Tipo I: para municípios que possuem CAPS ou Ambulatório de Saúde Mental. Devem contar com um profissional de nível médio ou oficineiro;
- Tipo II: para municípios de até 20 mil habitantes e que não possuem CAPS. Devem contar com um profissional de curso superior ou oficineiro.
Arquivos anexos
-
Nota Técnica Saúde Mental/ DAS Nº 01/2018 - OT PIC
(.pdf 123,69 KBytes)
Orientações para a inserção de Práticas Integrativas e Complementares nas atividades das Oficinas Terapêuticas do tipo I e II de Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde -
Resolução nº 404/11 - CIB/RS. Legislação Estadual.
(.pdf 85,33 KBytes)
Institui, dentro da Política Estadual de Atenção Integral em Saúde Mental e de Atenção Básica, Incentivo Financeiro Estadual para implementação pelos municípios de atividades educativas – modalidade Oficinas Terapêuticas do tipo I e do tipo II.