Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Saúde
Atenção Primária

do Rio Grande do Sul

Início do conteúdo

Relatório de Prestação de Contas indica aumento da cobertura da Atenção Básica no Estado

Publicação:

Relatório foi apresentado na Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa
Relatório foi apresentado na Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa - Foto: Priscila da Silva/SES
Por Assessoria de Comunicação Social/Secretaria Estadual da Saúde

O avanço da cobertura de atenção básica no Estado, que chegou a 72,46%, é um dos dados apontados pelo Relatório Quadrimestral de Prestação de Contas da Secretaria Estadual da Saúde (SES). O documento foi apresentado na manhã desta quarta-feira (4) à Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa pelo secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, e pela diretora da Assessoria Técnica e de Planejamento da SES, Aglaé Silva.

A cobertura da Atenção Básica supera a meta de 70% pactuada com o Ministério da Saúde. Quanto às regiões de saúde, 21 atingiram esse percentual. O Estado também atingiu a meta de cobertura de equipes básicas de Saúde Bucal, que é de 56%.

Entre maio e agosto, segundo o relatório, foram realizados mais de 24 milhões de atendimentos de Atenção Básica: 6.511.924 ações de promoção e prevenção em saúde, 982.576 procedimentos com finalidade diagnóstica, 16.190.105 procedimentos clínicos, 974.172 procedimentos cirúrgicos e 6.617 ações complementares de atenção à saúde.

A apresentação do Relatório Detalhado de Prestação de Contas do Quadrimestre Anterior (RDQA) é feita três vezes por ano em audiência pública na Casa Legislativa, conforme determinam a Lei Complementar 141/2012 e a resolução número 459/2012 do Conselho Nacional de Saúde. O documento aborda informações como montante de recursos aplicados, número de auditorias realizadas e produção de serviços e pode ser acessado na íntegra aqui.

Atenção Primária do RS