Relatório de Prestação de Contas indica aumento da cobertura da Atenção Básica no Estado
Publicação:

O avanço da cobertura de atenção básica no Estado, que chegou a 72,46%, é um dos dados apontados pelo Relatório Quadrimestral de Prestação de Contas da Secretaria Estadual da Saúde (SES). O documento foi apresentado na manhã desta quarta-feira (4) à Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa pelo secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, e pela diretora da Assessoria Técnica e de Planejamento da SES, Aglaé Silva.
A cobertura da Atenção Básica supera a meta de 70% pactuada com o Ministério da Saúde. Quanto às regiões de saúde, 21 atingiram esse percentual. O Estado também atingiu a meta de cobertura de equipes básicas de Saúde Bucal, que é de 56%.
Entre maio e agosto, segundo o relatório, foram realizados mais de 24 milhões de atendimentos de Atenção Básica: 6.511.924 ações de promoção e prevenção em saúde, 982.576 procedimentos com finalidade diagnóstica, 16.190.105 procedimentos clínicos, 974.172 procedimentos cirúrgicos e 6.617 ações complementares de atenção à saúde.
A apresentação do Relatório Detalhado de Prestação de Contas do Quadrimestre Anterior (RDQA) é feita três vezes por ano em audiência pública na Casa Legislativa, conforme determinam a Lei Complementar 141/2012 e a resolução número 459/2012 do Conselho Nacional de Saúde. O documento aborda informações como montante de recursos aplicados, número de auditorias realizadas e produção de serviços e pode ser acessado na íntegra aqui.