Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Saúde
Atenção Primária

do Rio Grande do Sul

Início do conteúdo

Telediagnóstico facilitado em espirometria e estomatologia para todos os usuários do SUS no estado

Com os projetos RespiraNet e EstomatoNet exames podem ser solicitados no posto de saúde sem necessidade de encaminhamento

Publicação:

Gestores podem orientar médicos e dentistas dos municípios sobre como acessar os exames pelo Telessaúde
Gestores podem orientar médicos e dentistas dos municípios sobre como acessar os exames pelo Telessaúde - Foto: Divulgação/TelessaúdeRS/UFRGS
Por Comunicação TelessaúdeRS/UFRGS

Médicos e dentistas dos postos e unidades básicas de saúde dos municípios do Rio Grande do Sul (RS) podem utilizar serviços de telediagnóstico e facilitar o manejo e acesso dos seus pacientes ao tratamento adequado.

Se você é gestor municipal de saúde, oriente os médicos e dentistas das unidades de saúde de seu município sobre o RespiraNet (serviço de telediagnóstico em espirometria) e EstomatoNet (serviço de telediagnóstico em estomatologia), serviços ofertados pelo TelessaúdeRS/UFRGS em parceria com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS). Saiba como funciona cada um deles:

RespiraNet

A espirometria é uma importante ferramenta para o controle de doenças respiratórias crônicas (como a asma, DPOC, bronquite e outras). Atualmente, o RS conta com 8 espirômetros para a realização de exames de espirometria em usuários do SUS por meio do RespiraNet. Os espirômetros estão distribuídos nas sete macrorregiões de saúde do Estado, e cada cidade sede é responsável pelo atendimento do seu município e arredores. O paciente não necessita viajar longas distâncias e o município só precisa arcar com os custos do deslocamento do paciente até o local do exame.

Como funciona?

  1. Os médicos das UBS podem solicitar a espirometria diretamente na Plataforma de Telessaúde do MS. Basta acessar a Plataforma no link http://www.plataformatelessaude.ufrgs.br/, efetuar o login, selecionar a opção “nova solicitação” e depois “telediagnóstico”. O cadastro e o uso da Plataforma de Telessaúde é gratuito.
  2. A equipe do RespiraNet entra em contato com o paciente para agendar a melhor data para realização do exame na cidade mais próxima de sua residência.
  3. O município não precisa arcar com custos para realização do exame, apenas com o transporte do paciente até a cidade sede do espirômetro.
  4. Após a realização do exame, a espirometria é avaliada por uma equipe de pneumologistas do TelessaúdeRS/UFRGS e HCPA. O laudo fica disponível ao médico solicitante na Plataforma de Telessaúde do MS.

EstomatoNet

A rápida identificação de lesões bucais pode qualificar ou evitar encaminhamentos para especialistas. Dentistas e médicos que trabalham nos postos e unidades de saúde do RS podem solicitar o telediagnóstico de lesões bucais por meio do EstomatoNet.

Como funciona?

  1. Dentistas e médicos que trabalhem em UBS no RS podem solicitar o telediagnóstico em estomatologia diretamente na Plataforma de Telessaúde do MS. Basta acessar a Plataforma no link http://www.plataformatelessaude.ufrgs.br/, efetuar o login, selecionar a opção “nova solicitação” e depois “telediagnóstico”.
  2. Após preencher os dados solicitados no formulário, anexe uma foto da lesão bucal do paciente. É importante verificar para que a foto seja feita em um ambiente iluminado e esteja com foco. Para orientações sobre como tirar fotos, acesse o link http://www.ufrgs.br/telessauders/nossos-servicos/telediagnostico-estomatonet
  3. A foto da lesão e dados clínicos do paciente são avaliados pela equipe de especialistas do EstomatoNet. Essa equipe emite um laudo que ficará disponível em até 72 horas para o médico ou dentista solicitante na Plataforma de Telessaúde.
  4. No laudo são indicados o diagnóstico mais provável, possíveis diagnósticos diferenciais e sugestões de conduta. Em caso de dúvidas sobre como solicitar o telediagnóstico de estomatologia, acesse o tutorial no site do TelessaúdeRS/UFRGS clicando aqui.
Atenção Primária do RS