Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Saúde
Atenção Primária

do Rio Grande do Sul

Início do conteúdo

Aplicativo para celular reforça o combate ao mosquito da dengue

App faz parte da campanha "RS Contra Aedes"

Publicação:

RScontraaedes
RScontraaedes
Por Assessoria de Comunicação/SES

Através do projeto do TelessaúdeRS/UFRGS, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS) foi lançado o aplicativo RS Contra Aedes, para denúncia de focos do mosquito e a prevenção das doenças por ele causadas, entre outras funcionalidades.  O download é gratuito e pode ser feito nas versões Android e em breve em iOS.

Por meio do aplicativo, a população pode saber mais sobre o que é e como se manifestam os sintomas do zika, dengue e chikungunya. O usuário também responde a um questionário que o ajuda a descobrir quais lugares em sua casa podem se tornar criadouros do Aedes. Além disso, o App possui um alerta para ajuda-lo (semanalmente) a lembrar de verificar esses locais e garantir sua residência livre de focos do mosquito.

O aplicativo estende aos smartphones os serviços que já estavam disponíveis pelo site RScontraaedes.ufrgs.br e 0800 645 3308. Lançados no dia 18 de dezembro, os sistemas já realizaram mais de 1,5 mil atendimentos, entre denúncias e orientações.

Até o final deste mês, a parceria da SES com o Telessaúde deve lançar um outro aplicativo direcionado para os agentes de saúde. Pelo sistema, os profissionais poderão registrar as informações das visitas realizadas às residências.

Atenção Primária do RS