Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Saúde
Atenção Primária

do Rio Grande do Sul

Início do conteúdo

IST / HIV / AIDS

O Programa PrevineRS tem como objetivo promover ações articuladas da SES para responder a situação epidemiológica de alta prevalência de sífilis e de HIV no RS. Dentre as ações, destaca-se a habilitação dos Centros Regionalizados de Atenção Integral e Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/Aids e Coinfecções (CRAIP), previstos na Portaria SES Nº 361/2024 e o processo de Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical. 
Atualmente são 65 municípios no Estado, elencados conforme critérios epidemiológicos, geográficos e de desenho da rede de atenção especializada à saúde (SAE/CTA/ambulatórios), que recebem o incentivo para o desenvolvimento de ações de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, conforme previsto na Resolução CIB nº37 de 2022.
 
Slide6
25115038-slide6
 
LINKS ÚTEIS:
 
CONTATO: 
Fone: (51) 3288-5910 
E-mail: ist-aids@saude.rs.gov.br 
 
 
Vigilância das IST e HIV/Aids
 
As ações de vigilância compreendem a captação, consolidação, análise, investigação e qualificação dos casos de IST/HIV/Aids registrados no Sistema de Informação de Agravos de  Notificação Compulsória  e demais  sistemas de informação, por meio dos instrumentos de notificação. Tais ações visam potencializar o planejamento de estratégias, tendo como base principal os indicadores de Aids e sífilis.
As atividades dependem de uma observação contínua e da coleta sistemática de dados dos agravos, sendo eles analisados tanto qualitativamente como quantitativamente. Uma das estratégias adotadas pela Coordenação Estadual, a partir das informações geradas pelo trabalho de vigilância, é a publicação anual de relatórios/informes/boletins epidemiológicos para ampla divulgação e conhecimento dos casos e também a fomentação da implantação e/ou implementação dos comitês de investigação da transmissão vertical  e dos óbitos nas regionais e municípios com maior incidência de casos de sífilis congênita e Aids, permitindo mapear os problemas e propor soluções. 
E-mail: sinan-aids@saude.rs.gov.br "
 

Materiais relacionados:

 

 

Arquivos anexos

Atenção Primária do RS