e-SUS APS
O e-SUS é uma estratégia para reestruturar as informações da Atenção Primária à Saúde (APS) em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população.
Esta estratégia está regulamentada na Portaria nº 1.412 de 10 de julho de 2013, que institui o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) que substituiu o SIAB.
O Ministério da Saúde disponibiliza gratuitamente os sistemas de software, necessários à implementação da estratégia e-SUS APS: Coleta de Dados Simplificada (CDS) ou Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). Os municípios ainda, podem utilizar sistemas próprios/terceiros, com adequada integração ao SISAB.
Registro do acompanhamento Pré- natal (versão PEC 5.2) Registro de atividades coletivas no PEC e-SUS APS (versão 5.2) Registro das ações da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB) no PEC e-SUS APS Registro da Triagem para Risco de Insegurança Alimentar (TRIA) no PEC e-SUS versão 5.2 Registro da aplicação da vacina contra covid-19 fabricante Moderna versão 5.2.38 Registro de vacinação no PEC e-SUS versão 5.2 atualizado março 24 Registro de atendimento domiciliar no PEC e-SUS APS e-SUS (v5.1) Registro de atendimento pós-Covid no PEC e-SUS APS Registro de atividades do PSE no e-SUS APS ciclo 2023-2024 Registro marcadores de consumo alimentar (versão PEC 5.1) Registro de Atendimentos às pessoas com hipertensão no e-SUS APS (versão 5.0) Cadastro individual e familiar no PEC (versão 5.0) Registro testes rápidos (versão PEC 5.0) Registro coleta de citopatológico (versão PEC 5.0) Registro de Atendimento Odontológico (versão PEC 5.0) Registro de fluxo de atendimento no PEC Perguntas frequentes sobre registro de vacinas no e-SUS APS Política Intersetorial de Plantas Medicinais e Fitoterápicos - Registro de atividades Atendimento do técnico de enfermagem Registro de visitas domiciliares Como atualizar o cadastro do cidadão no PEC A importância de registrar a orientação sexual e identidade de gênero no e-SUS APS Registro do quesito raça/cor e de populações específicas no e-SUS APS Campanha multivacinação - registro CDS Registro das vacinas tríplice viral e varicela como alternativa para a vacina tetraviral Guia para qualificação dos indicadores de desempenho da APS - PEC Guia para qualificação dos indicadores de desempenho da APS - CDS 1. Registro de Imunizações no e-SUS PEC - 04/07/24 2. App e-SUS Território - 22/08/24
Link página e-SUS APS - Ministério da Saúde
Ofício circular nº10 DAPPS Alerta municípios uso sistemas próprios na APS
Arquivos anexos
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Nota informativa conjunta Imunizações e Atenção Básica
(.pdf 148,08 KBytes)
Integração entre SISAB e SIPNI -
Ofício Conjunto Circular Nº 2/2019 - Integração SIPNI eSUS
(.pdf 4,98 MBytes)
Integração SIPNI eSUS -
Nota Técnica Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa
(.pdf 78,22 KBytes)
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PORTARIA Nº 2499/2019 Registro de vacinas e-SUS
(.pdf 78,38 KBytes)
Registro de dados de vacinas e-SUS -
Respostas do DAB/MS ao CONASEMS sobre e-SUS AB
(.pdf 88,57 KBytes)
Respostas do DAB MS ao CONASEMS sobre e SUS AB -
Portaria 2148/2017 - Estabelece envio de dados da AB para CMD e encerra o SIA
(.pdf 53,22 KBytes)
Portaria 2148 de 28 de agosto de 2017 Estabelece envio de dados da AB para CMD e encerra o SIA -
Nota Técnica 19/2017 Integração e-SUS e Sisprenatal
(.pdf 112,42 KBytes)
Nota Técnica 19 2017 esus e sisprenatal -
Ofício Circular nº 005, de 30 de março de 2017. Legislação Federal
(.pdf 211,36 KBytes)
Trata da suspensão por ausência de envio de informações das equipes de Atenção Básica por meio de prontuários eletrônicos para o SISAB. -
Resolução nº 07, de 24 de novembro de 2016. Legislação Federal.
(.pdf 47,79 KBytes)
Define o prontuário eletrônico como modelo de informação para registro das ações de saúde na atenção básica e dá outras providências. -
Portaria nº 1.412, de 10 de julho de 2013. Legislação Federal.
(.pdf 46,08 KBytes)
Institui o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB).